Desgaste de Coroa



O estudo do desgaste após a utilização da coroa pode trazer informações importantes sobre a utilização.


Sua análise permite ao usuário entender os efeitos da rocha e dos parâmetros sobre a coroa, melhorando a qualidade na operação.


Normal

- Desgaste uniforme em toda a superfície;

- Diamantes bem expostos e com sinais de desgaste (trincados);

- Formação de trilhas atrás dos diamantes (calda de cometa);

- Boa qualidade de avanço na utilização.


Queima

Matriz derretida por exposição excessiva a altas temperaturas.

Causas

- Sobreaquecimento;
- Falha da bomba;
- Perda súbita da circulação;
- Entupimento do mangote;
- Tanque de fluido vazio;
- Afiação por corte de vazão, frequente e mal executada.

Soluções

- Aumentar a vazão;
- Utilizar agentes lubrificantes;
- Combater perdas;
- Executar afiação por corte de vazão com cautela;
- Verificar a bomba ou possíveis vazamentos.


Polimento

Diamantes perdem a exposição e a coroa não consegue avançar.

Causas

- Coroa abaixo da temperatura de trabalho;
- Formação plástica ou muito dura;
- Vazão excessiva;
- PSB muito baixo;
- Série da coroa muito baixa;

Soluções

- Afiar a coroa;
- Aumentar a pressão sobre a coroa;
- Baixar a vazão;
- Utilizar agentes lubrificantes;
- Se persistir, aumentar a série.


Interno

Ocorre na parte interna da matriz, mas não em toda a área da face.

Causas

-Sobreaquecimento da coroa;
- Índice de fratura elevado;
- Forçar nos acunhamentos;
- Falta de agentes lubrificantes;
- Taxa de avanço excessiva;
- Pressão sobre a coroa elevado;
- Vazão baixa.

Soluções

- Controlar a taxa de avanço;
- Aumentar a vazão;
- Aumentar a rotação;
- Verificar o ajuste do tubo interno;
- Não forçar nos acunhamentos;
- Utilização de agentes lubrificantes;
- Se persistir, baixar a série da coroa.


Côncavo

Ocorre quando o desgaste interno não é controlado e se intensifica, ocupando, praticamente, toda a área da face.


As causas e soluções do desgaste interno se aplicam neste caso.

  


Externo

Ocorre na parte externa da matriz, mas não em toda a área da face.

Causas

- Calibrador desgastado;
- RPM elevado;
- Vazão baixa;
- Limpeza do furo deficiente;
- Perda de circulação;
-Sobreaquecimento da coroa;
- Vibração.

Soluções

- Aumentar a vazão;
- Reduzir a rotação;
- Verificar o diâmetro do calibrador;
- Adequar o fluido;
- Verificar a bomba ou possíveis vazamentos;
- Se persistir, baixar a série da coroa.


Convexo

Ocorre quando o desgaste externo não é controlado e se intensifica, ocupando, praticamente, toda a área da face.


As causas e soluções do desgaste externo se aplicam neste caso.


Sobreaquecimento

Ocorre exposição excessiva dos diamantes, aderência de rocha, derretimento da matriz e/ou quebras em quinas.


 

Causas

- Parâmetros mal ajustados;
- Taxa de avanço excessiva;
- Afiar a coroa por corte da vazão repetidas vezes;
- Problemas de circulação.

Soluções

- Equilibrar os parâmetros;
- Utilizar agentes lubrificantes;
- Combater perdas;
- Executar afiação por corte de vazão com cautela;
- Verificar a bomba ou possíveis vazamentos.


Quebra da Matriz - Operacional

A área da quebra apresenta pedaços sobras da matriz, aderidas de forma irregular.

Causas

- Impactos laterais;
- Técnicas de afiação não recomendadas;
- Fechamento da morsa (freio) sobre a coroa;
- Objetos caídos no furo.

Soluções

- Cuidado no manuseio;
- Evitar afiar por batidas;
- Cuidado para não prender a coroa na morsa;
- Não jogar objetos no furo (como porcas ou arruelas).


Quebra da Matriz - Fabricação

     


A quebra é regular e ocorre em uma das áreas de transição da matriz de suporte.

Este evento decorre de uma alguma falha no processo de infiltração.

         


Erosão

Desgaste irregular nas áreas laterais, interna e/ou externa, na base dos dentes da coroa.

Causas

- Rocha muito fraturada e abrasiva;
- Limpeza deficiente.

Soluções

- Adequar o fluido;
- Aumentar a vazão;
- Reduzir a rotação.


Não pode ser avaliado


Causas

- Queima da coroa;
- Quebra dos dentes;
- Insistir em perfurar mesmo com indícios do término da coroa.

Vários fatores podem causar este desgaste, e não é possível identificar as causas somente pela inspeção visual. Também é necessário analisar a operação da coroa.