Calibrador



Posicionado entre a coroa e o barrilete, tem o importante papel de alargar o furo enquanto gera estabilidade para a perfuração. 

Ao alargar o furo, as paredes são repassadas, aumentando a estabilidade rochosa e reduzindo as chances de caimento. O contato com a parede do furo, aumenta a rigidez da coluna de perfuração e reduz as chances de desvio, colaborando para o alinhamento do furo.



   Conexão macho
Conecta o calibrador na coroa.

   Conexão fêmea
Conecta o calibrador no barrilete.

   Área de contato passiva
Formada por uma liga metálica de alta resistência a abrasão, diamantes sintéticos e pastilhas, se desgastar ao mínimo e de forma regular.

   Área de contato ativa
Realiza o alargamento e o repasse da parede do furo.

   Perfil de limpeza
Projetado para aumenta a eficiência da passagem de detritos.

   Passagem de água
Área projetada para a passagem dos detritos. O formato helicoidal proporciona um contato em 360º com a parede do furo, aumentando a estabilidade da perfuração.

    

Qual a importância do Calibrador?

Um dos principais objetivos da sondagem é obter amostras reais de uma certa área a ser estudada. Caso o alvo não seja atingido, todos os dados obtidos na operação perdem o valor e podem até ser descartados.

Um bom alinhamento depende se vários fatores, onde alguns são difíceis de se prever, como a formação rochosa, e outros com origem na operação, como ancoragem mal realizada, utilização de coroas com inserto ou perfurar com parâmetros excessivamente agressivos, podem ser evitados.

 Sendo assim, o alinhamento é uma das questões que pode levar a operação ao sucesso, e o calibrador é a ferramenta essencial nesta etapa.



     Trabalhar com calibrador já desgastado pode ser muito prejudicial à operação, levando a situações que que aumentam os custos operacionais e o tempo necessário para realizar um furo.

- Perda da calibragem do furo, levando a recortes desnecessários;
- Redução da estabilidade, aumentando as chances de desalinhamento;
- Vibração, que pode destruir de parte do testemunho;
- Desgaste irregular da coroa na área externa.


Precisa de mais estabilidade?

Quanto mais contato com a parede do furo, maior será a estabilidade da perfuração. A Achrebit oferece uma grande variedade para garantir desempenho e qualidade na sua operação.